Apresentação
A revista MEMÓRIAS INSURGENTES, lançada em 2022 com periodicidade semestral (abril e outubro), pretende estimular a contribuição destes pesquisadores a fim de formar outra memória, alimentada por novas narrativas sobre o Brasil, que derrubem estereótipos atribuídos às populações indígenas e divulguem novas fontes de pesquisa conectadas aos projetos políticos dos indígenas contemporâneos.
A revista está disponível em versão digital e tem por missão reunir e divulgar trabalhos sobre as múltiplas histórias dos indígenas brasileiros, através de publicações em inglês, francês ou espanhol, de autoria de pesquisadores indígenas e não indígenas vinculados a instituições brasileiras e internacionais.
Diretrizes para Autores
As contribuições devem ser encaminhadas pelo portal de periódicos da UFRJ (https://revistas.ufrj.br/index.php/mi/about/submissions#onlineSubmissions) e obedecer ao seguinte formato:
- Artigos, Estudos e/ou Relatos de caso, Entrevistas, Depoimentos e Traduções devem ter de 2.500 a 8.000 palavras (podendo ser expandido até 10.500 palavras depois de aceito conforme decisão editorial); Projetos de pesquisa em desenvolvimento até 4.000 palavras; Resenhas até 3.000 palavras;
- Documenta: Esta seção dedica-se a publicar documentos ou fontes inéditas com um artigo introdutório de 3000 a 10000 palavras, contendo: contextualização, forma de obtenção e breve análise das fontes.
- Documentos nos formatos: .doc, .docx e .odt, que não ultrapassem 10MB.
- Folha A4; Espaçamento 1,5 entre linhas; Margens 2,5 cm; Fonte Times New Roman 12; Justificado.
- Título: Fonte Times New Roman 12; Negrito; Letra maiúscula.
- Resumo: 1.000 caracteres com espaços; Textos em outros idiomas devem vir obrigatoriamente acompanhados de versão em português; Espaço simples; Fonte Times New Roman 12; Justificado, sem parágrafo.
- Palavras-chave: máximo de 4 palavras-chave.
- Notas de rodapé: Times New Roman 10; Espaço simples.
- As imagens devem ser enviadas em separado, com no mínimo 200 dpi. No corpo do texto deve vir a menção à foto e sua legenda: fonte ou referência; Autor e data; Espaço simples; Fonte Times New Roman 10.
- Referências bibliográficas (Norma da ABNT em vigor): A bibliografia em ordem alfabética por sobrenome deve vir ao final do texto e respeitar o formato a seguir:
Livros com mais de três autores:
SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver).
Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livros com autor desconhecido:
TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade- Editora – ano de publicação- página
Livros com mais de três autores:
SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver).
Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Livros com autor desconhecido:
TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade- Editora – ano de publicação- página
Referências de sites:
SOBRENOME DO AUTOR – nome do autor – título do Artigo – Ano – link – data de acesso (antes da data acrescenta-se a expressão acesso em:). O nome do autor pode ser omitido.
Artigo de Revista:
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume,
Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano
Teses; Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso:
AUTOR, Nome abreviado. Título (itálico). Ano de Apresentação. Número de Folhas. Categoria – Instituição, Local, ano.
Artigo de Jornal:
Nome do autor em caixa alta- Título do artigo – Nome do Jornal- Local- data (dia, mês, ano) – número do caderno – Seção – páginas (inicial – final)
Entidade Coletiva (Empresas, Associações, Órgãos Governamentais, etc.):
NOME DA ENTIDADE. Título em destaque. Cidade: Editora, Ano.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção “Sobre a Revista”;
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, cisso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Importante: Observar para qual seção pretende fazer a submissão. Para artigos avulsos, escolher a seção “Artigos”. Para dossiês, escolher o item “Seção” com o título do dossiê ao qual quer submeter o trabalho. Para “Resenhas”, “Estudos e/ou relatos de caso”, “Projetos de pesquisa em desenvolvimento” e “Traduções” escolher o item “Outras contribuições”.
Os metadados da submissão devem ser informados de forma completa. Informar o ORCID dos autores, que pode ser obtido mediante o registro em (https://orcid.org/), no caso daqueles que não o tenham. É igualmente indispensável explicitar a participação de cada autor na elaboração do artigo (autor e co-autor).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Normas de conduta ética e política anti-plágio
Para publicação na revista, adotamos algumas normas de conduta para pesquisadores, autores, editores e avaliadores a fim de preservar a integridade ética das atividades científicas. Todos os artigos submetidos serão verificados por software anti-plágio. Os autores deverão citar os outros autores utilizados como referências de seus trabalhos, garantindo a originalidade dos manuscritos. Durante o processo de avaliação, em caso de plágio, os autores receberão diligências da equipe editorial quanto à prática, que é considerada inadmissível para nossa equipe. Em caso comprovado de plágio, o (s) autor (es) envolvido (s) não poderá mais enviar artigos para a revista.
Em caso de conflitos de interesse em relação a consultores ad hoc, conflitos de interesse serão considerados como qualquer fator político, religioso, relacional ou outros que possam comprometer a capacidade do consultor ad hoc de fazer um julgamento objetivo, afetando favorável ou desfavoravelmente a imparcialidade da revisão dos artigos.
No caso dos autores, consideramos conflitos de interesses a dependência financeira e/ou profissional que comprometa a produção dos resultados de pesquisa e sua interpretação. Em ambos os casos, cabe ao Conselho Nacional ou outros que possam comprometer a capacidade do consultor ad hoc de fazer um julgamento objetivo, afetando favorável ou desfavoravelmente a imparcialidade da revisão dos artigos.
- Declaração de Singapura sobre a integridade da pesquisa (2010): https://wcrif.org/wcri2010;
- Boas Práticas de Pesquisa da FAPESP (2014): http://www.fapesp.br/boaspraticas/;
- Diretrizes do CNPq para a Integridade da Pesquisa (2011): http://cnpq.br/diretrizes;
- Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê de Ética em Publicações – COPPE: https://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf
- Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
- Diretrizes de Melhores Práticas sobre Ética Publicitária: (https://authorservices.wiley.com/ethicsguidelines/index.html)